O Távora
Pesquisa

Um Agrupamento De Escolas Com Futuro
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2014/10/09982 leram | 0 comentários | 230 gostam
O Agrupamento de Escolas Fernando Távora está apostado em promover a melhoria das condições de aprendizagem e, consequentemente, os resultados e o sucesso escolar dos seus alunos.
O Agrupamento de Escolas Fernando Távora está apostado em promover a melhoria das condições de aprendizagem e, consequentemente, os resultados e o sucesso escolar dos seus alunos. Tem, também, como metas a eliminação do abandono escolar, a diminuição do absentismo, a diminuição dos comportamentos desviantes e da indisciplina dentro e fora da sala de aula, melhorar o desempenho da escola na operacionalização do seu projeto educativo e curricular, na gestão dos seus recursos, na sua organização e ligação ao meio. Pretende promover o exercício da cidadania com responsabilidade, com competência, imbuída nos valores da democracia.
A gestão deste Agrupamento de Escolas tem consciência que será pela formação profissional dos docentes, feita através de palestras, de dinâmicas de grupo, de troca de experiências, do estímulo a estar sempre em busca de novos conhecimentos, que se trilharão os caminhos adequados para a concretização do processo ensino-aprendizagem.
Para a consecução destas metas a gestão do Agrupamento, e o Centro de Formação Francisco de Holanda, promoveram um conjunto de ações/seminários para os quais foram convidados ilustres professores de diferentes e reconhecidas universidades. Doutor Carlos Gomes da Universidade do Minho, Doutora Ariana Cosme e Doutor Rui Trindade da Universidade do Porto e Doutor Eusébio Machado da Universidade Portucalense. Deram, também, o seu contributo a Professora Olinda Alves (deste Agrupamento) e o Professor Pedro Macedo.
Com o lema, “Supervisão pedagógica e monitorização das atividades letivas” os referenciados professores trataram temas como: “Sociologia da Escola e da sala de Aula”; “Psicologia, Motivação e Aprendizagem na Sala de Aula; “ Abordagem Teórica de Técnicas de Monitorização de Processos de Avaliação Integrada e Contextualizada das Aprendizagens”; “Abordagem Teórica de Técnicas de Supervisão”; “Utilização Pedagógica da Imagem e das Tecnologias Digitais na Sala de Aula”.
Sempre com o paradigma de contribuir para a formação de sucessivas gerações de cidadãos cultural e afetivamente identificados com a democracia, procuraram-se saber que vias, que caminhos ou que processos pedagógicos e educativos podem ser utilizados para alcançar este objetivo. Ficou claro que só com muita imaginação, com boas práticas pedagógicas e recorrendo a dispositivos pedagógicos criativos e eficazes a escola poderá contribuir para que os nossos alunos de diferentes origens, classes, grupos sociais e culturais tenham a oportunidade de viver experiências significativas e integradas numa estratégia de construção do cidadão democrático.
Salientou-se a motivação como processo/condição fundamental no processo pedagógico. Criar condições e contextos favoráveis e apelativos para levar os alunos a agir a iniciar uma ação, a orientá-la em função de certos objetivos, a decidir a sua prossecução, definiram-se imprescindíveis.
Realçou-se o desenvolvimento de uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos; realçar a importância do trabalho em equipa para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos.
Enfatizou-se o valor da avaliação como parâmetro diário para uma planificação/regulação constante do processo pedagógico.
Apresentaram-se ferramentas importantes e inovadoras ao nível das novas tecnologias para a construção de materiais/instrumentos pedagógicos apelativos, eficazes e consequentes com aprendizagens que se desejam sempre significativas e estruturantes.
Analisaram-se formas de supervisão pedagógica e de avaliação de professores que permitam que os docentes realizem trabalho mais colaborativo e de maior qualidade.

Em suma, o Agrupamento de escolas Fernando Távora está convicto que investindo na formação dos seus recursos humanos, apelando ao contributo dos seus parceiros educativos, chamando os encarregados de educação para a Escola e para o indispensável acompanhamento dos seus educandos, solicitando a responsabilidade dos alunos, unindo a Comunidade Educativa, os resultados escolares e o sucesso educativo terão a progressão que todos desejam.

Fica, no entanto, a nota de que os resultados escolares do primeiro ciclo deste agrupamento de Escolas se situam bastante acima da média nacional. Que no segundo e terceiro ciclos os resultados se aproximam da média nacional. Este agrupamento de Escolas tem excelentes alunos.

Todos, com responsabilidade e com trabalho colaborativo, continuaremos a construir uma identidade de sucesso para este Agrupamento de Escolas.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe