O Távora
Pesquisa

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família – GAAF
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2014/09/031937 leram | 0 comentários | 508 gostam
O GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família disponibilizou a todos os alunos um acompanhamento de proximidade para melhorar o sucesso escolar - Projeto: Acompanhamento ao Estudo.
Este ano letivo no Agrupamento de Escolas Fernando Távora o GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família - constituído por uma mediadora social e uma educadora social pôs mãos à obra e trabalhou no sentido de diminuir as taxas de insucesso escolar (para além de todos os outros campos de intervenção). Disponibilizou a todos os alunos um acompanhamento de proximidade para melhorar o sucesso escolar: o acompanhamento ao estudo!
Todos sabemos que há crianças que encaram o estudo como uma tarefa aborrecida e obrigatória, não conseguindo realizá-lo sozinhas ou fazendo-o sem motivação e empenho, o que na maioria das vezes acaba por se repercutir nos seus resultados escolares.
Assim, o apoio e acompanhamento por parte de um adulto pode ser uma maneira de aumentar a motivação e sucesso escolar da criança.
O acompanhamento ao estudo é, então, de uma importância fundamental. Este refere-se a uma atividade de aprendizagem fora do período de aulas com o principal objetivo de ajudar as crianças e jovens a colmatar as suas dificuldades, a encontrar as melhores estratégias de estudo e a aumentar a sua motivação, interesse e prazer pela aprendizagem. Por outras palavras, pretende-se adequar métodos de estudo e de trabalho a crianças/jovens de forma a proporcionar-lhes um conjunto de atitudes e de capacidades que favoreçam uma maior autonomia e confiança na realização das suas aprendizagens, criando-lhes rotinas de estudo e a capacidade de aprender a aprender.
O acompanhamento ao estudo permite, assim, ao adulto não só estar mais próximo da criança/jovem, como também identificar, caso exista, alguma dificuldade que ela possa demonstrar na sua aprendizagem. Ao aprenderem técnicas de estudo, as crianças e jovens ficam mais capazes de obter sucesso académico e sucesso na sua vida pessoal e profissional futura, compreendem que são eles os autores da sua aprendizagem e que esta depende do modo como se empenham, como a encaram e como gerem o estudo.
Assim, no acompanhamento ao estudo, os adultos devem procurar que as crianças/jovens, com ajuda, estabeleçam metas para si próprias e considerem como poderão vir a atingir determinados objetivos.
E foi tudo isto que aconteceu! Dos vinte e quatro alunos sinalizados pelos diretores de turma dos 5º aos 9º anos que apresentavam indicadores de insucesso escolar, muito fruto da desmotivação e falta de métodos de estudo, vinte transitaram de ano.
Temos consciência que esta resposta pensada pela escola Fernando Távora foi sem dúvida fundamental para a melhoria do sucesso académico destes alunos. Acresce a tudo isto a elevada empatia que se criou entre os alunos e as técnicas permitindo assim desenvolver um trabalho individual e de grupo sem que se perdesse o fio condutor.
Para além disto é fundamental acrescentar a imensa importância do trabalho em parceria com os diretores de turma destes alunos, que orientaram as técnicas do GAAF permitindo assim que todos estivessem em sintonia para um objetivo comum. Daqui a nada começará um novo ano letivo e esperamos nessa altura poder “abraçar” mais alunos e claro está melhorar a nossa intervenção.
Enquanto isso não acontece desejamos a todos os alunos e em particular aos que fizeram parte deste projeto umas boas e merecidas Férias. Até para o ano!
 
Mónica Varejão – Gabinete de Apoio ao aluno e à família - GAAF


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe