O Távora
Pesquisa

"La Semaine de la Langue Française"
Por Conceição Leite (Professor), em 2014/04/061927 leram | 0 comentários | 270 gostam
Realizou-se na nossa escola, nos dias 24, 25 e 26 de março, a “Semaine de la Langue Française”, com o intuito de promover a língua francesa, as culturas francófonas e a riqueza da diversidade cultural.
Esta atividade, relacionada com a comemoração da Francofonia festejada no mês de março em várias escolas do país, contou com momentos de música, cinema, poesia e dança.
Na Biblioteca da nossa escola teve lugar uma exposição de trabalhos dos alunos em torno de um tema (cultural, artístico, gastronómico…) de um país ou países francófonos e a leitura de textos em francês.
Em destaque, no primeiro dia, a confeção de deliciosos crepes recheados com chocolate que foram oferecidos a todos os alunos do 6ºano, durante uma sessão de sensibilização à língua francesa, disciplina que vão frequentar no próximo ano letivo. Os alunos foram convidados a comparecer na biblioteca entre as 10h10 e as 11.40, onde, além de saborearem os crepes, ouviram os colegas do 8ºC que se apresentaram em francês e lhes transmitiram a ideia de que aprender a língua francesa “c’est génial!”. Tiveram, também, a oportunidade de os ouvir ler algumas fábulas de La Fontaine em português e em francês e poderem estabelecer algum paralelismo entre as duas línguas latinas. No final da atividade, cada aluno recebeu a receita de crepes para poder levar e “experimentar” em casa.
No segundo dia, no intervalo grande da manhã, pudemos assistir a uma dança protagonizada pelas alunas do 7ºD, com uma das músicas do tema “Je t’aime” da Lara Fabian. Na sala do aluno, no intervalo do almoço, foi feita a projeção do filme “Les Intouchables” do realizador francês Olivier Nakache.
No último dia, dois alunos do 7ºD leram os poemas “Les fleurs” e “Le chat et le soleil” através de um microfone instalado na biblioteca que permitiu a audição em grande parte do espaço escolar.
Nos três dias em que decorreram as atividades, houve animação dos intervalos com música francesa da atualidade, Zaz, Les enfoirés, Colonel Reyel… uma seleção feita pelos alunos dos três anos de escolaridade.
A atividade, à priori mais direcionada para os alunos de Francês, acabou por envolver todos os níveis de ensino, uma vez que todos os alunos da escola puderam participar nas diversas iniciativas.
As docentes da disciplina de Francês, responsáveis pela realização deste evento, elaboraram um texto descritivo das iniciativas acima referidas e, documentado com fotografias, enviaram-no para o Instituto Francês de Portugal para dar conhecimento do trabalho realizado na nossa escola no âmbito da língua francesa e poderem, assim, fazer parte do número de escolas que a nível nacional festejam a Francofonia entre os dias 17 e 26 de março.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe