O Távora
Pesquisa

PENSE INDÚSTRIA - Nova Geração
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2014/01/29871 leram | 0 comentários | 228 gostam
No 21 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas Fernando Távora, realizar-se-ão duas sessões, no âmbito do projeto “Pense Indústria - Nova Geração”, coordenadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação e destinadas aos alunos do 9.º de escolaridade.
Estas ações de sensibilização serão promovidas em articulação com o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, instituição de referência nacional e europeia para a promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico.
”Pense Indústria” é uma forma de incrementar nos jovens um espírito crítico e criativo, através das mais diversas técnicas, nas quais está presente o conceito de “mostrar como se faz” para depois se poder “fazer”. Esta atividade tem como principal objetivo fomentar nos jovens o gosto pela Indústria. A interação com os jovens será feita através de sessões de sensibilização, onde poderão experimentar algumas tecnologias e falar sobre a atividade industrial e as profissões técnicas relacionadas. Com recurso a uma apresentação multimédia e com uma componente prática alusiva a tecnologias industriais, os alunos terão oportunidade de desmistificar, de forma positiva, as perceções sobre os mais variados temas relacionados com a Indústria, como: Robótica, Ambiente e Energia, Modelação e Impressão 3D, Tecnologias Inovadoras aplicadas em Portugal, Higiene e Segurança no Trabalho, Empreendedorismo,…
Os concursos “Isto é uma ideia” e “F1 in Schools” são duas vertentes deste projeto. “Isto é uma ideia”, é um concurso que convida os jovens estudantes a criarem um produto novo e comercializável, que recorra às novas tecnologias e a processos inovadores, premiando a criatividade dos jovens. No “F1 in Schools” formam-se equipas de alunos para desenvolverem um projeto global que abranja todas as fases de criação de um F1, traduzido num modelo em miniatura, movido com uma botija de CO2. São concursos que, para além dos conceitos de aerodinâmica e 3D e das ferramentas informáticas, os alunos também poderão explorar áreas como o empreendedorismo, o trabalho em equipa, e a responsabilidade.
                  
Serviço de Psicologia e Orientação
Paulo Rodrigues


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe