O Távora
Pesquisa

Dia Da Pessoa Com Deficiência
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2015/01/05927 leram | 0 comentários | 225 gostam
O Agrupamento de Escolas Fernando Távora apresenta função substantiva e importância determinante na área da Educação Especial. Na região é referência no apoio especializado que proporciona a cerca de 70 alunos com necessidades educativas especiais.
O Agrupamento de Escolas Fernando Távora apresenta função substantiva e importância determinante na área da Educação Especial. Na região destaca-se, sendo mesmo de referência no apoio especializado que proporciona a cerca de setenta alunos com necessidades educativas especiais.
Este Agrupamento de Escolas encontra a sua identidade neste desiderato de criar condições que possam dar mais significado aos princípios e finalidades incontornáveis da Educação Especial. Destacamos a inclusão educativa e social, com relevo para a autonomia, para a estabilidade emocional e para a formação pessoal. Salientamos a promoção da igualdade de oportunidades e o exercício pleno dos direitos humanos. Enfatizamos a mobilização da sociedade civil e de outras entidades em torno da defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar da pessoa com deficiência. Entre estes direitos estão a sua integração na vida política, social, económica e cultural.
Este Agrupamento tem como metas a formação/preparação de cidadãos competentes, integrados, com referências culturais e sociais, procurando criar nas crianças e jovens perspetivas de vida melhor, procura dar sentido e significado maior à formação do individuo, para que desse modo possa ajudar na construção de uma sociedade melhor. Uma sociedade que a todos inclua, que a todos dê resposta de acordo com as necessidades e as dificuldades. O nosso Agrupamento de Escolas preocupa-se muito com os alunos, com a construção da sua personalidade, com o exercício da sua cidadania e só depois olha para os rankings!!! Mas, também, está atento… O Agrupamento tem excelentes alunos.
O programa para a celebração deste dia foi de forma atenciosa e competente elaborado pelo Departamento da Educação Especial que é coordenado pela professora Dores Cunha. De forma colaborativa com instituições de referência locais organizou atividades/eventos que inexoravelmente iriam dar forma e concretizar os nobres objetivos já referenciados.
No dia três os nossos alunos com necessidades Educativas Especiais participaram num grandioso e glamoroso espetáculo - “Diferentes Vozes Pela Promoção Dos Direitos Das Pessoas Com Deficiência”- no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, com atuações exemplares de jovens do nosso Agrupamento, da CERCIGUI, de outras escolas e de outras instituições do nosso concelho de Guimarães, sempre com o espírito e a vontade de enfatizar que é necessário romper barreiras, abrir portas: por uma sociedade INCLUSIVA para TODOS.
Neste mesmo dia, da parte da manhã em diferentes escritas as professoras do CRITIC proporcionaram a algumas turmas do quinto ano momentos alegres e muito instrutivos com a História de “Os Três Porquinhos”.
Da parte da tarde, na Biblioteca da escola Sede, realizou-se um encontro onde sobressaíram pela comunicação e informação os membros do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência.” Conversar a Diferença” foi a base deste encontro com professores e alunos com NEE; delegados e subdelegados de turma.
No Largo do Toural da nossa fantástica cidade, Património da Humanidade, realizou-se a atividade – Abraço. O nosso Agrupamento de Escolas fez-se representar pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais e pela turma do 7ºD.
Entre os dias um e cinco professores, alunos, assistentes operacionais, pais da Eb1 Motelo, Eb1/JI Penselo e pré-escolar da Casa do Povo de Fermentões realizaram a pintura de um mural com as frases escritas pelos alunos alusivas ao dia. Proporcionaram, também, aos alunos um momento de magia com a apresentação de um conto que deu a estes jovens a possibilidade de darem cor, alegria e expressividade aos sentidos, refletidos nos simples e sinceros sorrisos.
No dia catorze de dezembro o Vitória Sport Clube associou-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, convidando a entrada no relvado de jovens de instituições e de agrupamentos de escolas com os jogadores de futebol no encontro da 13ª jornada da 1ª Liga, entre o Vitória e o Rio Ave.
Consequente com este espírito, estes dias mobilizaram alunos, professores, assistentes operacionais, pais/encarregados de educação e outros técnicos especializados, que de forma colaborativa criaram momentos de muita alegria e de grande animação; proporcionaram espaços de reflexão, de comunicação e de formação.
Reconheceu-se e agradeceu-se aos promotores e colaboradores deste evento a excelência da organização e o facto de terem proporcionado a todos os alunos momentos de convívio, de alegria, de dignidade e de solidariedade.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe