O Távora
Pesquisa

"PENSE INDÚSTRIA"
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2015/01/05697 leram | 0 comentários | 209 gostam
A Escola Sede do Agrupamento de Escolas Fernando Távora, no dia 4 de novembro, duas turmas do 8º e quatro turmas dos 9ºs anos, tiveram a oportunidade de assistir às palestras de sensibilização, do âmbito do projeto “Pense Indústria - Nova Geração”.

      Esta iniciativa decorre da articulação do Serviço de Psicologia e Orientação com o CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal. Trata-se de uma instituição que é referência nacional e europeia para a promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico.
O projeto ”Pense Indústria” é uma forma de incrementar nos jovens um espírito crítico e criativo, através das mais diversas técnicas, nas quais está presente o conceito de “mostrar como se faz” para depois se poder “fazer”. Tem como principal objetivo fomentar nos jovens o gosto pela Indústria. Visa transmitir uma nova imagem da indústria, associando-a a valores positivos e a um futuro profissional atrativo, através duma abordagem criativa que trata os temas relacionados com a indústria e com as profissões a ela ligadas. Com recurso a uma apresentação multimédia e com uma componente prática alusiva a tecnologias industriais, os alunos tiveram a oportunidade de desmistificar, de forma positiva, as perceções sobre os mais variados temas relacionados com a Indústria, como: Robótica, Ambiente e Energia, Modelação e Impressão 3D, Tecnologias Inovadoras aplicadas em Portugal, Higiene e Segurança no Trabalho, Empreendedorismo…
O enfoque das sessões de sensibilização do Pense Indústria Nova Geração ainda recaiu para duas atividades já conhecidas e que muito sucesso tem tido junto dos jovens: o "Isto é uma Ideia" e o "F1 in Schools".
 “Isto é uma ideia”, é um concurso que convida os jovens estudantes a criarem um produto novo e comercializável, que recorra às novas tecnologias e a processos inovadores, premiando a criatividade dos jovens. No “F1 in Schools”, os alunos são convidados a criarem equipas para desenvolverem um projeto global que abranja todas as fases de criação de um F1, traduzido num modelo em miniatura, movido com uma botija de CO2. São concursos que, para além dos conceitos de aerodinâmica e 3D e das ferramentas informáticas, os alunos também poderão explorar áreas como o empreendedorismo, o trabalho em equipa, e a responsabilidade.
É de salientar que durante os 90 minutos de cada sessão, os palestrantes, conseguiram promover um conjunto de atividades que prenderam a atenção e motivaram os alunos. Acrescenta o psicólogo Paulo Rodrigues, que este tipo de atividades, são de grande importância para o desenvolvimento académico dos alunos, pois através destes projetos em que há criação de ambientes de aprendizagem desafiadores e exigentes, que promovem o espírito de iniciativa, a capacidade de gerar e aplicar ideias, a criatividade, a autoconfiança, o espírito crítico, os alunos SENTEM a ESCOLA de outra forma.
                  
Serviço de Psicologia e Orientação
Paulo Rodrigues


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe