O Távora
Pesquisa

VISITA DE ESTUDO AO PORTO
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2015/01/05848 leram | 0 comentários | 223 gostam
No passado dia 28 de outubro, 147 alunos das turmas dos 8º, 9º e Curso Vocacional da Escola EB 2,3 Fernando Távora, realizaram uma visita de estudo ao Porto.
Integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, a visita pretendia, no que se refere às turmas de 8º ano, contribuir para a aprendizagem dos conteúdos programáticos de História referentes à Expansão Portuguesa, e no que se refere ao 9º ano motivar para a aprendizagem, em Português, de “Os Lusíadas”.
Organizada pelas professoras Olinda Alves, do departamento de Ciências Socais e Humanas, e Paula Pinto, do departamento de Línguas, contou com a participação de 12 professoras que, prontamente, se dispuseram a colaborar com as organizadoras da visita, acompanhando os alunos. Às Professoras Alexandra Pereira, Alice Capelas, Conceição Leite, Dores Ferreira, Emília Dias, Idalina Carvalho, Julia Leal, Luísa Nogueira, Maria Céu Forte, Sara Meireles, Sónia Jorge e Teresa Gonçalves, um agradecimento sincero pela disponibilidade manifestada e trabalho realizado.
A visita teve início às 9h48 com o embarque no comboio de Guimarães para a Estação de S. Bento, no Porto, antecedida da tomada de uma foto de cada turma junto com o, ou os, professores acompanhantes. Durante toda a viagem reinou a boa disposição dos alunos e predominou a tomada de fotos para uma exposição que, brevemente, se realizará sobre este evento. Entre as 11h30 e as 14h20, em grupos de 30 de cada vez, os alunos realizaram a vista ao parque temático World of Discoveries, em Miragaia.
 A seguir ao almoço, de estilo pic nic, os alunos puderam fazer um passeio de 50 minutos num dos barcos da empresa Douro Acima que colaborou com as organizadoras fazendo um preço especial por aluno.
 Entre as 15h e as 16h, visitaram a Sé Catedral do Porto para apreciar a beleza do monumento e consolidar conhecimentos relativos aos estilos românico e gótico, bem como iniciar o contacto com o estilo barroco.
 O regresso voltou a fazer-se de comboio, pelas 16h20, num ambiente de animação e em que, alguns alunos, aproveitaram para, recordando o que viram e aprenderam durante as visitas, preencherem a ficha-guião preparada pelas organizadoras da visita de estudo, a entregar posteriormente às professoras.
O sentimento geral dos participantes, professoras e alunos, era de satisfação pela visita, em geral, e de deslumbramento, em particular, pelo que tinham vivenciado durante a visita aos espaços do parque temático, especialmente durante a viagem de barco à volta do mundo, pelos lugares onde os portugueses estiveram nos séculos XV e XVI. Houve, ainda, cansaço, porque as deslocações no Porto, entre S. Bento, Miragaia, Ribeira, Sé Catedral e, de novo S. Bento, foram feitas a pé, mas também divertimento pois, durante essas caminhadas, muitos dos alunos do 8º ano apregoarem, de forma bem-disposta e ruidosa, as suas preferências clubísticas, em resposta a símbolos expostos do Futebol Clube do Porto.


Olinda Alves e Paula Pinto

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe