O Távora
Pesquisa

EXAMES NACIONAIS
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2014/05/08799 leram | 0 comentários | 201 gostam
Calendário de Exames Nacionais de 2014 - 1.º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico-

Algumas indicações a seguir na preparação para os exames.

Um dos momentos muito importantes no percurso escolar de um estudante é a realização de Exames Nacionais. Os alunos terminam um ciclo de estudos fundamental para a sua formação pessoal e académica.
Queria dirigir-me aos alunos e começo por fazê-lo através das palavras de um dos mais famosos cientistas da história mundial - Albert Einstein.

“Queridos estudantes!
Regozijo-me por vos ver hoje diante de mim, alegre juventude de um país abençoado. Lembrai-vos de que as coisas maravilhosas que ireis aprender nas vossas escolas são a obra de muitas gerações, levada a cabo por todos os países do mundo, à custa de muito entusiasmo, muito esforço e muita dor. Tudo é depositado nas vossas mãos, como uma herança, para que a aceitem, honrem, desenvolvam e a transmitam fielmente um dia aos vossos filhos. Assim nós, embora mortais, somos imortais nas obras duradouras que criamos em comum. Se tiverem esta ideia sempre em mente, encontrarão algum sentido na vida e no trabalho e poderão formar uma opinião justa em relação aos outros povos e aos outros tempos.”

Albert Einstein tinha e tem toda a razão. Devemos aos que nos antecederam, àqueles que são nossos contemporâneos e aos vindouros uma sociedade justa, solidária e democrática. A ESCOLA assume o papel principal neste caminho que é trilhado pelos estudantes. Mas será fundamental que os estudantes assumam as suas responsabilidades. E, com trabalho, com dedicação e com entusiasmo realizem aprendizagem/formação que ajude na construção de um Mundo melhor.

OS Exames Nacionais de Português e de Matemática aproximam-se. Estudantes, está na hora de provarmos que foi um ano produtivo. Deixo-vos algumas indicações. É muito importante terem à vossa disposição vários instrumentos de trabalho que sirvam de guia ao vosso estudo - o manual escolar, cadernos diário e de atividades e um conjunto de provas escritas que faculte uma ideia aproximada do que encontrareis no exame nacional. Devem manter-se atentos às informações disponibilizadas na escola. Tendes de Estabelecer um horário de estudo. Durante o Exame há um conjunto de aspetos de ordem legal e/ou práticos que devem cumprir. Serem portadores do Bilhete de Identidade ou outro documento identificativo que o substitua. Lerem a prova na totalidade, com muita atenção, identificando as questões que vos pareçam mais fáceis de resolver, ou aquelas em que se sentem mais confiantes. Apresentarem em cada questão o vosso raciocínio de forma clara, pois o professor que irá corrigir a prova não pode, nem deve, tentar “adivinhar” o que pensaram mas não escreveram. Não desperdiçarem muito tempo em cada questão. Se não souberem a resposta, devem prosseguir e voltar atrás só quando tiverem respondido a todas as questões que sabe. Nessa altura, a pressão a que estão sujeitos é menor e terão maior possibilidade de encontrar forma de a resolver. Quando terminarem a realização do exame é sempre muito importante fazer a revisão do trabalho realizado.
Fica, também, uma sugestão aos pais e encarregados de educação. Acompanhem mais os vossos filhos/educandos neste período de exames. Dialoguem com eles sobre os exames, incentivem-nos e verifiquem que realizam estudo.

Para todos os estudantes, bom trabalho, boa sorte, bons resultados.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe