O Távora
Pesquisa

PALESTRA/AÇÃO SOBRE “PRIMEIROS SOCORROS
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2014/05/082037 leram | 0 comentários | 543 gostam
No dia dez de abril realizou-se na escola sede uma Palestra/ação de sensibilização com o tema “Primeiros Socorros”.
O LEMA: “Lembra-te: Há quem precise dos teus conhecimentos para sobreviver.”
No dia dez de abril realizou-se na escola sede uma Palestra/ação de sensibilização com o tema “Primeiros Socorros” que teve como preletores duas enfermeiras do Serviço Nacional de Saúde. Esta ação teve como público-alvo os auxiliares de educação e os professores. A formação foi orientada para uma vertente teórica onde foram ministrados conteúdos básicos de Suporte Básico de Vida (SBV) e uma vertente mais prática, onde puderam experimentar e aplicar em bonecos modelo para o efeito, o SBV de forma individual.

O LEMA: “Lembra-te: Há quem precise dos teus conhecimentos para sobreviver.”

Salientou-se que é cada vez mais importante que a comunidade em geral saiba agir perante uma situação de emergência, podendo ajudar a salvar uma vida. Enfatizou-se que se deve aprender e transmitir os conhecimentos aos amigos e familiares, pois todos podemos ajudar!

Foi apresentado o Suporte Básico de Vida como um conjunto de procedimentos e atitudes que permitem reconhecer as situações em que há perigo de vida eminente. O suporte básico de vida tem como objetivo principal recuperar vítimas de paragem cardiorrespiratória ou permitir que haja uma oxigenação das células e do coração até que chegue ajuda diferenciada.

Assim, a forma mais eficaz de eliminar ou reduzir nas vítimas as sequelas que resultam destes incidentes é através do socorro prestado nos primeiros minutos que sucedem ao incidente. A eficácia deste primeiro socorro será tanto maior quanto maior for a formação do socorrista.

Demonstrou-se que é fundamental seguir uma Cadeia de Sobrevivência. Esta cadeia assenta sobretudo em 4 momentos. Primeiro Momento – Acesso Precoce ao Sistema: primeiro que tudo há que reconhecer a gravidade da situação, posteriormente liga-se para o 112 (número europeu de emergência). Quando a chamada é dirigida ao CODU (centro de orientação de doentes urgentes) temos de informar quem nos atente sobre a nossa localização, o nosso número de telefone, o nosso nome, comunicar a idade e o sexo da vítima, notificar o estado desta, etc… Segundo Momento – Inicio precoce do Suporte Básico de Vida: estando o primeiro elo garantido podemos começar rapidamente com as manobras básicas no local. Terceiro Momento – Desfibrilhação Precoce: desfibrilhar o ritmo cardíaco da pessoa (atenção que nem todos os ritmos são desfibrilháveis). O desfibrilhador só pode ser utilizado por um médico ou por ordem deste. Quarto Momento – Suporte Avançado de Vida (SAV) precoce: O SAV assenta em dois pontos importantes: o isolamento da via aérea e administração de fármacos. O SAV é somente realizado por médicos.
Todos aqueles que participaram saíram mais esclarecidos e munidos de conhecimentos que serão ferramentas importantes no quotidiano e fundamentais no exercício das funções que têm enquanto responsáveis de educação. Os nossos alunos estão mais protegidos.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe