O Távora
Pesquisa

Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2014/04/111162 leram | 0 comentários | 240 gostam
A Câmara Municipal de Guimarães e o nosso Agrupamento de Escolas associaram-se na celebração desta efeméride – “Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo"
O Agrupamento de Escolas Fernando Távora é de referência no apoio especializado a alunos com perturbações do espectro do autismo. Nesta área o Agrupamento dispõe de quatro unidades de ensino estruturado (duas no primeiro ciclo e duas no segundo) que apoiam vinte e três alunos oriundos de vários concelhos.
 
A Organização das Nações Unidas instituiu o dia dois de abril como o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo. Para esse efeito, várias entidades associaram-se à atividade “Light it up Blue”, tendo sido o azul a cor instituída para esta celebração. Esta compreende a iluminação de espaços públicos em todo mundo, como alerta para a consciencialização sobre esta problemática. Em Portugal, foi assumida pela associação“Vencer o Autismo”. Neste âmbito, a Câmara Municipal de Guimarães associou-se ao movimento, com a iluminação da Fonte de Maria da Fonte situada na Praça Alameda Alfredo Pimenta.

Considerando a relevância desta ação, as escolas do Agrupamento, assinalaram, igualmente, a data, relembrando aos seus alunos a importância da inclusão pelo alerta das diferenças no seio da igualdade.
Foi lançado aos alunos o desafio de usarem uma peça de roupa de cor azul nesse dia, sendo que o significado desse ato foi somente desvendado aquando da leitura de textos alusivos ao tema em contexto de sala de aula no dia correspondente.

Registo uma citação incontornável: "A inclusão escolar começa na alma do professor, contagia seus sonhos e amplia seus ideais. A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude tem: ela nos faz caminhar”. (Eugênio Cunha).


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe