O Távora
Pesquisa

Parlamento dos Jovens
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2014/01/23838 leram | 0 comentários | 230 gostam
O Agrupamento de Escolas Fernando Távora, no âmbito do programa «Parlamento dos Jovens», recebeu no passado dia 27 de janeiro, pelas 15:00 horas, o ilustre deputado da Assembleia da República, Fernando Negrão.
Acompanhado pelo diretor do Agrupamento de Escolas, professor José Pinheiro, pela professora, Verónica Neves (dinamizadora da atividade no Agrupamento) e pelos professores e alunos dos oitavo e nono anos, o deputado Fernando Negrão deu início à palestra/debate apresentando as funções que desempenha como deputado; indicando as dinâmicas da Assembleia da República, as regras do debate parlamentar e a instigação da capacidade de expressão e argumentação. Seguiu-se um espaço de debate sobre a temática proposta para este ano letivo - Drogas – evitar e enfrentar as dependências.
Foi um momento simpático, educativo e esclarecedor em que os alunos dos oitavo e nono anos e os professores do Agrupamento participaram colocando questões, partilhando informação e debatendo ideias.

 No âmbito da candidatura ao Parlamento dos Jovens, as alunas Joana Martins, Catarina Pereira e Tânia Oliveira foram eleitas pelos alunos para representarem a Escola na sessão distrital (Braga) onde irão apresentar e defender um conjunto de medidas e proporem-se para representar o distrito na sessão plenária da Assembleia da República.
Consideram “que a problemática das drogas, sempre foi um tema com necessidade de discussão, junto dos nossos jovens, não só pelos perigos do uso das mesmas, mas também pelo impacto que elas têm na vida de quem lida com tal flagelo. Apesar de Portugal registar, mudanças nas atitudes, principalmente ao nível do consumo entre os mais jovens e de ter reduzido a mortalidade por doenças associadas à droga, nunca será demais discutir e aprofundar este tema, de modo a que todos estejam cada vez mais conscientes e alertas das suas implicações”.
 As medidas que propuseram vão no seu entender, ao encontro das suas mais sérias preocupações e às formas de dar resposta às mesmas. Destacam as seguintes: Promoção de palestras, direcionadas a alunos e encarregados de educação, sobre a temática das Drogas, com presença de ex-toxicodependentes e técnicos de saúde com experiência na área, a fim de relatarem as suas experiências e alertarem o público - alvo para os problemas desta dependência; Incluir na “disciplina” de Educação para a Cidadania o tema da toxicodependência por forma alertar e sensibilizar para os perigos e para comportamentos de risco; criação de um blog na página do agrupamento que será um espaço de informação e de colocação de dúvidas. Estas poderão ser esclarecidas ou encaminhadas para o Gabinete de Apoio aluno mantendo a confidencialidade necessária.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa que tem como objetivos principais “incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da dignidade, da solidariedade, da tolerância e da democracia”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe