O Távora
Pesquisa

VISITA DE ESTUDO
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2013/12/09827 leram | 0 comentários | 227 gostam
Na manhã de 5 de novembro os alunos do 5º ano saíram da Escola rumo a uma jornada de aventuras muito estimulantes tendo em conta a riqueza e qualidade dos espaços a visitar.Viarco, Museu da Chapelaria, Museu do Papel e Castelo de Sta Maria da Feira.
Os dinamizadores deste dia memorável para todos, mas especialmente para os alunos, foram os professores Eduarda Fernandes, Dores Cunha, Idalina Carvalho e Manuel Pacheco.
Esta visita tinha como objetivos basilares proporcionar a vivência dos valores coletivos, sensibilizar os alunos para o conhecimento do património artístico/histórico/cultural, mostrar como a intervenção humana pode afetar o equilíbrio ecológico e a biodiversidade, desenvolver a capacidade de intervenção e a sensibilidade estética, desenvolver a criatividade e o entendimento do mundo tecnológico, compreender aspetos históricos, sociais, económicos e culturais ligados ao trabalho tecnológico, relacionar os aspetos positivos e negativos e as implicações do progresso tecnológico, reconhecer a importância dos artesões para o equilíbrio ecológico do planeta e contribuir para a formação de cidadãos informados e responsáveis.
Foi um dia enorme nas emoções, nas vivências e no conhecimento. Todos deram o máximo de si, pois era importante desfrutar e usufruir cada instante, cada lugar e cada informação. Foi enternecedor ouvir os nossos alunos, ao longo do dia, referirem que se tratava do “dia mais feliz” das suas vidas, o que, por si só, ilustra bem a participação empenhada, interessada e o grau de satisfação, de prazer e a alegria que a visita lhes proporcionou.
Destacam-se, também, as reações e respostas dadas pelos alunos ao longo das diferentes atividades realizadas na Visita de Estudo. Foi notório que estes mobilizaram os conhecimentos adquiridos nas aulas de História e Geografia de Portugal, Educação Visual e Educação Tecnológica, podendo, assim, atribuir-lhes um maior significado. Pelo facto de se tratar de visitas com um carácter marcadamente interativo e interdisciplinar, estas constituíram excelentes oportunidades para os alunos poderem contactar com uma vertente mais prática dos conteúdos abordados nas aulas, o que permitiu complementar as abordagens realizadas em contexto de sala de aula, consolidar as aprendizagens académicas e ampliar a sua cultura geral.
No final da visita de estudo os alunos estavam cansados, mas garantidamente felizes, pois foi um dia maior nas suas vidas, um dia que acrescentou conhecimento, alegria, divertimento e que lhes abriu novos horizontes.
Os professores tinham o sentimento do dever cumprido, resultando este sucesso da arte e do engenho colocados na preparação e na organização da visita. Salientaram os professores dinamizadores ser importante deixar uma palavra de agradecimento aos pais e encarregados de educação pelo esforço que realizaram para possibilitar aos seus filhos/educandos este dia que será, claramente, para sempre recordar. Agradecem também a colaboração empenhada da professora Fernanda Santos e da a Assistente Operacional Cláudia Azevedo.
Está de parabéns a equipa que transformou este pequeno sonho numa grande realidade. A Comunidade Educativa agradece.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe