O Távora
Pesquisa

SESSÃO DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2013/2014
Por Valdir Teixeira (Professor), em 2013/11/141582 leram | 0 comentários | 211 gostam
O Agrupamento de Escolas Fernando Távora e os preciosos parceiros desta Comunidade Educativa aclamaram, no dia vinte de setembro, o mérito escolar dos alunos na sessão solene de abertura do ano letivo de 2013/2014.

No início deste ano letivo foi importante fazer-se um balanço do trabalho desenvolvido no ano letivo anterior. Referiu-se que o Plano Anual de Atividades, laboriosamente criado e desenhado pelo Agrupamento de Escolas, rico na sua diversidade e criatividade, teve a colaboração e o apoio permanente das instituições parceiras. As atividades e eventos associados foram exemplares e a todos mostrou que esta Comunidade está bem viva e que mantém qualidade elevada no trabalho que realiza.
As entidades presentes (Diretor do agrupamento, Professor José Pinheiro; Presidente da Junta de Freguesia, Senhor José Mendes, Presidente da casa de Povo, Dr. José Fernandes, Diretora da Farmácia Nunes de Sá, Dra. Madalena Nunes de Sá, Presidente da Associação de Pais da escola sede, senhor Júlio Barros, secretário da junta de freguesia de Pencelo, senhor João Miranda), mostraram unanimidade no reconhecimento do empenho, do trabalho, da responsabilidade e da solidariedade que esta Comunidade aprimorou. Salientando, também, que estes serão procedimentos incontornáveis para o sucesso escolar e consequentemente para a construção/formação de cidadãos responsáveis, felizes e competentes.
Foi salientado que todos os intervenientes no processo pedagógico/educativo tiveram (têm) papel muito importante, mas foram (terão que ser) os alunos a desenvolver o trabalho maior e que, deste modo, contribuíram de forma decisiva para o seu sucesso escolar e para o sucesso das atividades curriculares e extracurriculares.
A Comunidade Educativa reunida no Pavilhão Municipal Arquiteto Fernando Távora, saudou e aplaudiu com orgulho o mérito escolar dos alunos nesta sessão solene de abertura do ano letivo de 2013/2014. Os prémios instituídos destacam a forma esmerada e perspicaz como esta Comunidade pensa, organiza e olha para a educação daqueles que muito estimam.
Para o Prémio de Mérito Escolar, de acordo com o regulamento, foram indicados os alunos que foram avaliados com nível 5 a todas as disciplinas, podendo no limite, apresentar uma disciplina com o nível 4. Para estes alunos foi emitido um certificado de Mérito Escolar que foi entregue pela Associação de Pais. Os alunos com este prémio foram os seguintes: do 4º ano: da Escola de Caneiros os alunos, Ana Mafalda Castro Ramos, Diogo Manuel Martins Salgado, Fábio Conceição Melo; da Escola de Nª.Srª da Conceição os alunos: Vítor Hugo Ferreira Sampaio, Bruna Filipa Araújo Ribeiro, Ruben Alexandre Garcia Andrade; da Escola de Pencelo os alunos, Amanda Filipa Costa Teixeira, Ângela Francisca Freitas Ribeiro; da Escola de Motelo, Carla Beatriz Teixeira Peixoto, Ana Catarina Pinheiro Nogueira, Francisco Magina Pedreiro Fernandes, Melissa Fabiana Pereira e Silva, Pedro Antunes Castro; do 5º ano os alunos: Bruno Filipe Sousa Santos, Beatriz Pinto Araújo, Ana Luísa Nunes Fernandes, Sofia Alexandra Costa Sousa Correia; do 6º ano os alunos: José Diogo Oliveira da Costa, Ana Cláudia Sousa Freitas, Ana Margarida Machado Freitas, Ana Sofia Ribeiro Mata, Sara Raquel Silva Mendes, Ana Raquel Silva Pereira, Bruna Filipa Martins Salgado; do 7º ano os alunos: Ana Alexandra Neves Almeida Borges, Ana Miguel Costa Fonseca Machado, João Miguel Costa Sousa Correia; do 8º ano os alunos: Catarina Inês Campos Pereira, Tiago Rafael Marques Pereira; do 9º ano, os alunos, Inês Lemos Pinheiro e Alexandra Pereira Fonseca.
Foi emitido um certificado de menção honrosa para as turmas que não registaram alunos com os níveis acima descritos, mas que se revelaram os melhores alunos da turma, servindo, deste modo, de referência. Assim, foi atribuído um certificado aos alunos com esta menção. Do 6º ano à aluna Bruna Tatiana Abreu Lima; do 7º ano aos alunos, Cátia Raquel Antunes Pereira Silva, Ana Isabel Silva Marinho, Vera Francisca Marques Abreu; do 8º ano aos alunos, Raquel Sofia Gonçalves Ferreira, Joana Isabel Fonseca Martins, Marisa Alexandra Ferreira Fernandes; do 9ºanos aos alunos, Filipa Costa Leite Rocha, Rui Manuel Lima Freitas, José Alberto Martins Boticas.
Os prémios de mérito atribuídos pelas instituições distinguiram a aluna, Inês Lemos Pinheiro, com o Prémio da Junta de Freguesia de Fermentões; o aluno, Diogo Sá Machado, com o prémio de mérito da Farmácia Nunes de Sá/Mérito de Matemática e Ciências; o aluno, Luís Filipe Brás de Macedo, com o prémio de mérito da Junta de Freguesia de Pencelo/Mérito das disciplinas de Línguas e a aluna, Alexandra Pereira Fonseca com o prémio da Casa do Povo de Fermentões/Mérito de Educação Física e Desporto.
Outros prémios foram atribuídos, resultantes de atividades/concursos realizados durante o ano letivo transato. Nomeadamente na àrea da música, da dança, do canto, da escrita…
Estes eventos de consagração pretendem ser exemplares, pretendem servir, estimular e motivar todos os estudantes, despertando-lhes a curiosidade, o rigor, a necessidade de eficácia e do máximo esforço para potenciarem perspetivas de vida e de futuro com mais sucesso pessoal e profissional.
Esta sessão solene terminou com a merecida aclamação de todos aqueles que viram o seu trabalho reconhecido e daqueles que contribuíram para que esse mérito fosse conseguido. Havia emoção, sentia-se já alguma saudade, contudo, havia o sentimento do dever cumprido e renovaram-se forças para o ano que se iniciava.
 A animação foi da responsabilidade de um grupo de dança – Jovens da turma C, do sexto ano, em 2012-13.
A professora Luísa Nogueira e o professor Fernando Paiva apresentaram o evento e deixaram-nos simpatia, humor e proferiram palavras de incentivo e de esperança para o futuro.

Valdir Teixeira


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe